A pequena igreja



"Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antigüidade" Am 9:11


        Os mais velhos na fé irão concordar comigo. Oh como era bom os tempos antigos que todos os cultos nas nossas igrejas sentíamos a presença maravilhosa do Santo Espirito. Onde os cultos haviam cura, libertação, uma mensagem simples, muitas das vezes com erros de português porque o pregador não tinha um bom conhecimento da língua. Me pergunto onde nós deixamos de estar dentro dessa igreja? Quando passamos a trocar os cultos dessa igreja, cultos sinceros e os trocamos por cultos onde damos ênfase ao nosso bem-estar? É de se notar que em quase todas as igrejas estão deixando o amor de Cristo e procurar bens materiais a grande teologia da prosperidade determinando as novas regras do novo falso evangelho.
      Fui criado dentro da Assembleia de Deus (não gosto de citar minha denominação aqui no blogger) e também sempre fui de visitar todas as outras denominações que pregam a palavra da verdade. É grande a diferença da década de 80 e 90, para os nossos cultos de hoje. O quão bom seria, se nossos grandes líderes do passado ainda estivessem vivos, para manter a chama do evangelho ardendo em nossos corações. Passei a semana (domingo a quarta - o dia em que foi escrito o artigo) me relembrando de como eram os cultos, como eram maravilhosos bons e Deus me relembrou o texto base desse artigo.
         Eu já escrevi um artigo sobre esse texto Am 9.11 (O tabernáculo Perfeito), mas ele é um texto que mexe comigo. Se tem duas interpretações e dois motivos para esse texto (não entrarei em detalhes sobre essas interpretações) mas o que ele tem de especial?

1 - A simplicidade do seu local.

      Sempre me perguntei sobre o que Deus consegui ver nessa simplicidade de uma tenda, cercada por homens cantando, homens sacrificando, homens vigiando a arca da Aliança durante 24 horas por dia. A adoração talvez fosse a melhor coisa que pudera haver naquele pequeno tabernáculo ou o som dos instrumentos que estava constantemente sendo tocado pelos levitas. Não temos o grande motivo de Deus preferir restaurar esse tabernáculo e não o templo em sua forma original ou até mesmo o tabernáculo de Moisés.
      No livro de Sl 22.3 nos diz que Deus habita no meio de louvores, será que esse é o grande segredo que havia naquela tenda? Existe um livro que eu gosto muito do Tommy Tenney chamado; "A casa favorita de Deus", através do livro ele me deu uma ideia do que poderia ser realmente. A sinceridade de seus adoradores estava diretamente relacionada com a presença da Kabod no meio do povo de Israel. Aquele pequeno lugar, sempre foi o desejo de Deus para com o homem, poder habitar no meio de sua criação. Em Gn 3.8, vemos exatamente isso a grande comunhão que Deus tinha com Adão, ele não se escondia e nem estava afastado de sua criação, mas sim perto mesmo sendo onisciente estava presente e tinha comunhão com Adão.
      Aquele lugar, aquele pequeno pedaço de pano estendido por quatro pedaços de madeira no meio de Jerusalém era o lugar favorito de Deus. Podem pensar esse cara está louco, onde já se viu não existe isso na bíblia. Sim eu sei, mas, naquele momento era onde Deus queria estar, Ele desejava por causa da sinceridade do coração de seus levitas que cantava os mais belos cânticos de adoração e exaltação a Deus. O que falar do Sl 24? "Ao Senhor pertence a terra e tudo que nele contém. O mundo e os que nele habitam." O coração contrito e por estarem fazendo aquilo que eles foram nascidos para fazer.

2 - Adoração sem interesse.

      Podemos dizer que os todos os levitas não tinham escolhas, já nasciam tendo a obrigação de quando completassem 20 anos, estariam servindo na casa do Senhor. Separados para a adoração. Assim, eram os cultos nas igrejinhas onde íamos simplesmente pelo fato de querermos adorar Aquele que nos criou e nos formou. Ora volto a pergunta onde a deixamos? Onde foi que trocamos a verdadeira adoração a Deus pelos bens materiais? Onde deixamos de fazer o que a sua palavra diz em Mt 6.33? Queremos atualmente que Deus nos dê primeiro as coisas que ele tem para acrescentar e depois pensamos em buscar a sua face. Quantas orações inúteis fazemos pedindo coisas que as traças corroem e não queremos saber do melhor lugar que ele tem para nos. Talvez tenhamos que tirar a passagem de Mt 6.19-20
"Não ajunteis tesouro na terra, onde a traça e ferrugem corroem, e onde arrombam os ladrões para assaltarem. Mas, juntai tesouros no céu, onde a traça e nem a ferrugem corroem, e os ladrões não arrombam".
       O sim como estamos longe de sermos aquela simples igrejinha de antigamente. Podemos colocar a culpa em nossa sociedade que nos faz ser consumista de querer sempre o melhor e ainda usamos muitas vezes passagens bíblicas para expor nossas ideias errôneas. E oramos muitas vezes assim: A tua palavra diz "E tudo o que pedirdes em oração, se crerdes, recebereis" (Mt 21.22) então Senhor na autoridade que tu me concedeste EU declaro quero um carro do ano. Essa é a oração de muitos que se ajoelham em nossos templos nos dias de hoje e esquecem para que o templo foi criado. Ele não foi feito para atender os teus pedido e desejos ele foi construído para adorar a Deus. O que Tg 4.2-5 nos diz? Nos esquecemos do que o versículo 3 nos diz: "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o vosso próprio deleite". Será que tudo o que nós oramos a Deus dentro do templo temos necessidade?

Conclusão.

      Voltemos, pois, a sermos como os crentes das igrejinhas, onde a única intensão de seus corações era o mais sincero e prazeroso desejo de adorar a Deus. Aquele que os criou e formou, que entregou a sua vida por amor a ele e que o mesmo orou por cada um antes deles nascerem (Jo17.20). Como desejo que a igreja volte a ter o mesmo amor dos nossos antepassados e que sejamos cada dia sejamos envergonhados das nossas atitudes medíocres que tomamos em pedirmos coisas para o nosso próprio deleite e esquecermos de adorar a Deus.
Que a palavra fique no coração de cada um que se lembraram do seu tempo de infância dos cultos avivados e sinceros que você presenciou. Oremos para que esses cultos estejam presentes em nossos dias, onde a sinceridade, a simplicidade, a comunhão com Deus e a verdadeira e única adoração a Deus seja o centro de nossos cultos.

Shalom.

Para nossa meditação. A música de Leandro Nascimento, saudades da igrejinha. Creio que vocês irão se lembrar dos cultos (não precisa ser de uma igrejinha, mas esses cultos descritos na letra da música).




Um comentário

Unknown disse...

Amém! Bênção,maravilha de Deus.

Tecnologia do Blogger.