Confiando em Deus.

"É melhor confiar no

Senhor do que confiar

 no homem".     Sl 118.8



      Mais um ano está se inciando e como sempre os nossos planos são renovados, alterados ou deixamos de lado. Quando alcançamos os nossos planos ficamos alegre e contentes, pois, a graça nos é dada através dos nossos esforços e esquecemos de quem nos pedimos ajuda para alcançar aquele alvo desejado. O salmista nos faz um grande alerta é melhor confiar em Deus do que "no" homem, será que ele nos diz para sermos individualista? Ou para não amarmos os nossos irmão e vivermos completamente isolados do resto do mundo?
      Nada disso, ele simplesmente entregava tudo aquilo que ele esperava nas mão de Deus e sabia reconhecer que toda a dádiva alcançada vinha somente de um único lugar e de uma única pessoa. Era assim que os grandes homens descritos na Bíblia venciam, pois, eles tinham a certeza de que tudo aquilo que eles precisasse vinha do alto. Confiar em Deus é a fonte segura para nós alcançarmos a redenção.

1 - O rei morto pelo orgulho.

      Muitos conquistadores famosos tiveram a honra para si por ter conseguido dominar os povos inimigos. Mas, dentro do livro de Atos (At 12.23) vemos o rei Herodes (Agripa I, segundo alguns historiadores), grande governador da Judeia o qual foi morto por não ter dado a honra merecida ao verdadeiro e único Deus. Quantas vezes nos não agimos como o rei Herodes ao conseguirmos as nossa vitórias sobre os nossos inimigos ou aquela causa pendente na justiça? O qual grande é o nosso orgulho ao ponto de querermos a honra é a glória para nós e não para Aquele a qual de direito pertence.
      Agir de forma ingrata a Deus nnos faz sermos semelhante ao mais ateu deste mundo, Professamos a fé em deus que Ele cura, que é o dono do ouro e da prata, mas, no momento em que Ele vem ao nosso socorro e nos concede a vitória nos queremos reconhecer os nossos esforços.

2 - Ouvindo a voz do falso líder.

     Existe também um outro exemplo da bíblia dentro do livro de I Reis  (I Rs 13.16-26) a história de um profeta que deixou de ouvir a voz de Deus para escutar a voz do homem. O texto bíblico não relata o seu nome, mas nos conta que ele tinha sido proibido de parar para comer, beber, descansar e fazer qualquer coisa na terra de Israel. Ora o profeta estava sendo fiel as ordenanças do Senhor até encontrar um profeta sem mensagem de Deus.
    Israel tinha deixado de adorar a Adonay desde a separação dos reinos, o medo de Jeroboão em perder o seu reino para os descendentes de Davi fizera ele se distanciar e faz deuses para o seu povo (I Rs 12.25-33). Deus prometera para Jeroboão que ele teria o reino se ele fosse fiel a Deus, mas o seu orgulho e o seu caráter mal fizera ele mesmo se afastar e levar todo o povo a se afastar do Deus vivo. O profeta viera para alertá-lo por causa do erro que cometerá, mas encontra um profeta em seu caminho o qual mente dizendo que o Senhor lhe dera um ordem para que aquele profeta comesse em sua casa.
Muitas vezes nós agimos como esse profeta, somos enganados por homens de Deus que não tem a mensagem verdadeira, deixaram de se contaminar por causa da inveja e por não serem mais usados pro Deus como foram usados no passado. Aquele profeta sem nome registrado aprendeu da forma mais cruel que se pode aprender uma lição pro desobediência pagou com a sua própria vida por não ter escutado a voz de Deus.

Conclusão

Dois exemplos do grande perigo de não dar o merecido reconhecimento a Deus e confiar no homem. Um rei morreu porque foi comparado a um Deus e um profeta morto por escutar a voz de um homem que não tinha mensagem de Deus. Tomemos o devido cuidado, dar a Glória devida a Deus e escutar a sua voz faz a grande diferença em toda a nossa vida.

Shalom.

Queres acompanhar a leitura anual da biblia?  Clique aqui e acompanhe o Blog Leitura do Adorador. todos os dias novos estudos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.