A falha de um lider













 




      O que leva um grande líder a cometer erros? O medo de não ser capaz de liderar atinge muitas vezes líderes novos e velhos. A segurança e a insegurança são fatores determinantes em nossas escolhe e decisões. E dentro desse conceito de que o líder tem de estar pronto a tomar decisões corretas para o melhor de seus liderados os erros e os acertos são cometidos.

      "Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu." Ex 32.1


      Esse será o nosso texto base dessa reflexão dessa semana, mas, antes de tudo precisamos lembrar que o povo dias antes desse ocorrido eles tinham presenciado a Kabod de Deus em cima do monte, escutaram a sua voz Pedro descreve de uma forma bela o que o povo realmente sentiu ao ver a manifestação de Deus e escutar a sua voz. O povo era escravo não estava acostumado ter uma relação intima com Deus. No Egito terra politeísta eles não tinham nenhum deus que falava diretamente com o seu povo, desde o início Israel negligenciou o seu Deus não querendo ter a comunhão e intimidade que o seu Deus iria pedir deles.


1 - Arão


      Moisés ao subir para falar com Deus deixa o povo desprotegido e sem saber o que aconteceria com eles, Arão seu irmão era o "líder" (apesar dele não ser sacerdote neste momento) ou exercia autoridade sobre o povo por causa de ser um porta-voz de Moisés ao povo. Ao ver que Moisés demorava a descer do monte o povo pede para ver o deus dele. A frase faze-nos deuses e de expressa importância dentro do nosso assunto. O povo dias antes tinha rejeitado a forma como Hashem (o Nome) se manifestou, não queriam de nenhuma maneira saber dEle. Ao aceitar e se dispor em fazer o deus para o povo Arão comete o erro que perseguiu o povo ao longo de sua história, a idolatria entra em Israel através de um ato impensado de Arão que parou de acreditar em Deus por um momento e teve seus pensamentos iguais ao do povo. Ora Moisés está morto lá no monte, o que eu farei diante desse povo? Vou escutar a sua voz, farei o que eles pedem vou dar um Deus para eles.

2 - Roboão e os seus amigos

      Isso me lembra um velho ditado popular: A voz do povo e a voz de Deus. O que nos leva a mais de 500 anos depois desse fato. O povo de Israel já é nação consolidada esta preste a entrar no seu terceiro reinado. O povo queria apenas uma coisa, que os impostos fossem reduzidos e eles jurariam fidelidade para com o rei. Os conselheiros do reino pediram para Roboão escutar a voz do povo e diminuir, mas movido pela arrogância foi se consultar com seus amigos os quais aconselhou da forma contraria. E fato para que estuda os textos bíblicos pode estar se perguntando: Mas, era a vontade de Deus que o reino fosse divido, não podia ser voltado atrás. Sim fato era a vontade de Deus que o reino fosse dividido e dado a Jeroboão, mas a ação correta de Roboão poderia adiar por mais tempo essa divisão. Se ele se escuta o bom conselho das pessoas que eram próprias para aquele tipo de situação, o conselho real.

3 - Saul, posto na ira de Deus

      Ora e mais fácil vermos reis falhando diante do povo, o que nos remete ao terceiro exemplo, Saul o rei posto em Israel, pela ira de Deus Os 13.11 "Dei-te um rei na minha ira, e tirei-o no meu furor." Deus sabia que Saul não era o exemplo de servo para ser o posto sobre a nação de Israel. O ato de oferecer sacrifício era dever dos sacerdotes, por não esperar a chegada de Samuel no acampamento, sua ação foi errada e o que custou o reinado de seu filho após sua morte.

Conclusão

      Nossas as ações como lideres gera ações boas e más nas vidas que estão ao nosso redor, nos três exemplos vemos claramente que as atitudes deles afetaram de forma precisa na vida e na história de todo um povo. Que possamos ter a consciência de pedir a Deus que sempre possa nos conduzir em nossas decisões e nos nossos caminhos.

"O desafio da liderança e ser forte, mas não rude; ser gentil, mas não fraco; ser humilde, mas não tímido; ser orgulhos, mas não arrogante; ter humor, mas sem loucura.

JIM ROHN


Shalom.



"Anunciar o evangelho de Cristo é o nosso dever. Saber como fazer uma boa pregação é de grande importância para os grandes evangelistas."

BLOG ATUALIZADO

A VERDADEIRA PROSPERIDADE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.